25
OUT
2021

25 de outubro, Dia do Cirurgião Dentista Brasileiro

25 de Outubro dia do “CIRURGIÃO DENTISTA BRASILEIRO”!


PARABÉNS! Cirurgiões (ãs) Dentistas Por toda a coragem e luta profissional em “DEFESA DA SAÚDE E DA VIDA” de cada brasileira e brasileiro, durante essa PANDEMIA.

Foi preciso pensar como absorver a responsabilidade do cuidar exercendo as atividades na área de maior risco ocupacional diante do COVID, a situação exigiu de cada um de nós planejamentos que envolvam protocolos de biossegurança, estrutura física e proteção dos pacientes. Muitos perderam a vida cuidando de todos. E isso levanta também uma discussão antiga de valorização dos profissionais Cirurgiões Dentistas que trabalham nos tês níveis de atenção do SUS/ Sistema Único de Saúde e a necessidade maior de garantir a presença dos cirurgiões-dentistas, com ampliação dos serviços de atenção básica, média e alta complexidade para garantir o acesso UNIVERSAL E INTEGRAL A SAÚDE um direito constitucional de todos os Brasileiros e brasileiras.

O SUS precisa disponibilizar o acesso das 23 Especialidades Odontológicas para a população. É o momento de rever a garantia de proteção do profissional, o pagamento dos adicionais de riscos ocupacionais a exemplo de insalubridade, periculosidade e riscos de vida e a exigência de pagamento do salario mínimo profissional. Nos leva também a refletir por que a politica de saúde bucal na saúde suplementar é separada da saúde geral? Por que existe planos de saúde e plano odontológico? Por que a população tem plano de saúde mais se precisar de assistência em Odontologia o plano de Saúde não cobre a assistência e a população tem que pagar a operadoras de planos odontológicos. Deixemos essa indagação no ar?

Os Cirurgiões Dentistas exercem a Odontologia EM UMA GRANDE CIÊNCIA RESPONSÁVEL POR CUIDAR, ZELAR E PROTEGER A SAÚDE DO COMPLEXO Buco Maxilo Facial, com atribuições de cuidados e responsabilidades prevista no artigo 6º da Lei Federal 5081 de 1966 e com salário mínimo profissional regulado pela lei Federal 3999/1961. A preservação da saúde do paciente e dos profissionais da clínica é uma das principais preocupações dos cirurgiões dentistas nessa PANDEMIA de transmissão do coronavírus.

Com a possibilidade de atendimento aos pacientes, com a devida proteção e seguindo os protocolos sanitários os Cirurgiões Dentistas Brasileiros deram o melhor. Para nós da ODONTOLOGIA a ordem foi tire a mascara preciso cuidar de você!, Nós Cirurgiões Dentistas sempre estivemos bem próximo do paciente exatamente na área de maior perigo de contaminação do COVID 19. Estamos de luto pelas muitas perdas que tivemos durante essa pandemia, luto pela morte de muitos brasileiros e brasileiras, luto pelas mortes de muitos colegas Cirurgiões Dentistas, luto pelos baixos salários do SUS, luto pelo não recebimento dos adcionais de riscos ocupacionais.

Por tudo isso em nome da Federação Nacional dos Odontologistas e sindicatos filiados, que temos a honra de ser os representantes legais e legítimos de acordo com o inciso III do artigo 8º da Constituição Federal de tão nobre e valorosa categoria , CERTIFICAMOS o “TÍTULO COM O DIPLOMA DE HONRA AO MÉRITO A TODOS OS CIRURGIÕES DENTISTAS BRASILEIROS!” Que de forma valente vem guerreando contra o COVID no exercício das suas atividades seja no setor publico ou privado.


Parabéns!


Prof. Joana Batista Oliveira Lopes
Orgulho de ser Cirurgiã Dentista
Presidente da Federação Nacional dos Odontologistas/FNO