05
JUN
2022

FNO na luta pela aprovação do PL 1365

União e Força pela aprovação do PL 1365 – Lideranças dos cirurgiões-dentistas e médicos de entidades nacionais e de três estados do Nordeste reuniram-se, nesta sexta (3), em João Pessoa, com a senadora Daniella Ribeiro (PB) para discutir estratégias para aprovação do PL 1365/2022, de autoria da senadora, que estabelece o salário mínimo profissional nacional para cirurgiões-dentistas e médicos 20h, no valor de 10.998,19.

O PL, além de criar o salário mínimo profissional nacional para os profissionais 20h, incluiu entre os beneficiários os servidores públicos e aumentou o reajuste da hora suplementar de 25% e para 50%. A senadora Daniella Ribeiro explicou que o projeto tem caráter determinativo, ou seja, não passa pelo plenário. Só se houver algum recurso.

“É possível que o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, que é do meu partido, se provocado pelos líderes, paute o projeto diretamente no plenário”, alertou a senadora. Ele ressaltou que é necessário uma mobilização forte, que cirurgiões-dentistas e médicos de todos os estados abracem e mobilizem os seus senadores. “Temos que defender agora é a causa, as categorias, a saúde bucal, vocês merecem esse reconhecimento”, afirmou Daniella.

O presidente da FNO e do Soepe, Ailton Coelho, também destacou a importância da união das categorias. “Só existe categoria forte, se tiver representantes fortes”. O presidente licenciado da Federação Médica Brasileira (FMB), o vereador do Recife Tadeu Calheiros, frisou a importância da pressão política para aprovação do PL 1365. “Quando vejo um quórum desse articula-se em menos de uma semana, eu não tenho dúvida que vai para frente. Em uma semana, já temos aqui três estados do Nordeste, sem falar que as federações representam todo Brasil”, disse Tadeu.

A presidente do Sindicatos dos Odontologistas da Paraíba e ex-presidente da FNO, Joana Batista, destacou que “só seremos vitoriosos com espírito de otimismo e unidade das duas categorias, que são fortes e valiosas para a população”. Em sua fala, Joana salientou que é hora de cuidar de quem cuida. “Precisamos de salário digno no exercício da profissão. Nós não cuidamos só de dente, cuidamos de gente”.

Além das lideranças já citadas acima, estiveram presentes na reunião Débora Cavalcante (CRM/PB), Marcos Florêncio (CRO-PB), Marcos Holanda (Sindicato dos Médicos/AL), Márnio Costa (Sindicato dos Médicos/PB) e diretores da FNO e Soepe, como Rosa Gomes, Carlos Canto, Raimunda Marinho, Anarda Gurgel, Walkíria Mendes e Alice Bomfim.

Uma próxima reunião será articulada para ainda este mês com outros senadores.