09
AGO
2011

FNO PARTICIPA DO 27º CONGRESSO DO CONASEMS

FNO PARTICIPA DO 27º CONGRESSO DO CONASEMSFNO PARTICIPA DO 27º CONGRESSO DO CONASEMS

A Federação Nacional dos Odontologistas – FNO marcou presença num dos maiores eventos de saúde pública da América Latina, o 27º Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) e 8º Congresso Brasileiro de Saúde, Cultura de Paz e Não-Violência.

O congresso, que começou no último sábado (09/07), no Centro de Convenções Ulisses Guimarães, em Brasília, tem por tema a “Saúde no Centro da Agenda de Desenvolvimento do Brasil e a Ampliação e Qualificação do Acesso do Cidadão ao SUS”. A cerimônia de abertura teve como destaque o discurso do Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, em defesa do Sistema Único de Saúde (SUS) e uma honrosa homenagem a Maria da Penha, vítima de violência doméstica, com a Medalha Dom Helder Câmara.

 

A FNO em parceria com a Federação Interestadual dos Odontologistas – FIO, o Conselho Federal de Odontologia – CFO, a Associação Brasileira de Odontologia – ABO e a Associação Brasileira de Cirurgiões-Dentistas – ABCD, participam do evento, que acontece até a próxima terça-feira (12/07), com um stand onde apresentam suas propostas para os profissionais da área de saúde bucal.

O presidente do Conasems, Antônio Carlos Figueiredo Nardi, falou sobre os principais desafios da retomada do discurso sobre as redes de urgência e emergência, e principalmente da luta contra o Crack e da dependência química por meio de um programa intersetorial.

Outro ponto destacado por Nardi foi a aprovação do Decreto 7.508/11, que regulamenta a Lei Orgânica da Saúde 8080.

Participaram ainda da solenidade de abertura o representante da Organização Pan-Americana no Brasil, Diego Victória, do secretário de Saúde do DF, Rafael Aguiar, da Presidente do Conass, Beatriz Figueiredo Dobashi, da Vice presidente do Conasems, Aparecida Linhares Pimenta e do Deputado Federal, Amauri Teixeira.

Na cerimônia, o Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, anunciou a assinatura de um conjunto de portarias para o fortalecimento da Atenção Básica: aumento do Piso de Atenção Básica (PAB) de R$ 18 para R$ 27; reajuste dos valores pagos aos profissionais que integram equipes de Saúde da Família (ESF); incentivo de qualidade para Atenção Básica, que irá dobrar o valor repassado para o Programa de Saúde da Família, para aqueles municípios que aderirem; e a construção de 8 mil Unidade Básicas de Saúde (UBS) e a ampliação de 15 mil UBS, ações que integram o PAC II, além de uma linha de financiamento para reforma de UBS com repasses fundo a fundo.

Entre os dias 14 e 16 de julho, a FNO participará do 2° Congresso Nacional da União Geral dos Trabalhadores – UGT, que acontecerá no Palácio das Convenções do Anhembi, em São Paulo.


    Fatal error: Allowed memory size of 134217728 bytes exhausted (tried to allocate 19787776 bytes) in /home/storage/5/3c/d3/fno1/public_html/wp-includes/comment-template.php on line 2208