Quem Somos

A Federação Nacional dos Odontologistas (FNO) tem como missão congregar os Sindicatos de Odontologia do país, viabilizando um ideário positivo em favor da categoria. Ela procura estimular a ação conjunta com outras entidades nacionais, unindo forças para o avanço da odontologia no Brasil.

A FNO foi fundada em 23 de fevereiro de 1948 e teve sua Carta Sindical expedida em 25 de maio de 1948. É uma entidade sindical de 2º grau que compreende todo território nacional, congregando sindicatos de Odontologia e representando legalmente os cirurgiões-dentistas. Está instalada em sede própria no SCS, Quadra 01, Bloco C, nº30 – Ed. Antônio Venâncio da Silva 12º andar – Salas 1201 a 1204, em Brasília/DF

Sua linha mestra de atuação é a luta pela unicidade da categoria na defesa de seus interesses e reivindicações. Para viabilizá-la, a FNO zela pelo cumprimento da legislação e de acordos, dissídios e de tudo que assegure direitos à classe.

A entidade defende e assegura, por todos os meios, o livre exercício da atividade profissional do cirurgião-dentista. Empenha-se junto aos sindicatos pelo fortalecimento da organização e da consciência sindical, além de batalhar pelas questões econômicas, profissionais e sociais da categoria.

A FNO luta por uma justa remuneração e por melhores condições de trabalho dos profissionais da odontologia.

Por meio de eventos e pela concessão de prêmios e títulos honoríficos, a FNO apóia e estimula iniciativas que contribuam para o aprimoramento intelectual e profissional dos cirurgiões-dentistas. Além disso, a entidade promove e participa de eventos regionais, nacionais e internacionais da categoria, especialmente os que visem ao debate e ao intercâmbio cultural.

A FNO se esforça para que as atividades profissionais das categorias em geral, e a do cirurgião-dentista em particular, contribuam para o progresso do país e para a defesa do patrimônio científico, cultural, social e material brasileiro e da saúde pública.

Filiada à CNPL – Confederação Nacional das Profissões Liberais, a FNO estimula as atividades dos sindicatos filiados, atuando sempre em comum acordo, respeitando o princípio de livre associação e de autonomia sindical.

A cada dois anos realiza o Encontro Nacional de Sindicatos da Odontologia (Enso), quando os 21 Sindicatos filiados discutem e formulam metas para as lutas em favor da categoria.

Estrutura FNO
A FNO tem estrutura administrativa composta por: uma Diretoria Executiva, um Conselho Fiscal e Delegados Representantes junto à Confederação.

A Diretoria é eleita para mandato de quatro anos e é constituída por: Presidente, Vice – Presidente, 1.º Secretário, 2.º Secretário, 1.º Tesoureiro, 2.º Tesoureiro, Diretor de Relações Sindicais e 6 suplentes; Conselho Fiscal com 3 titulares e 3 suplentes; e 4 Delegados Representantes junto à Confederação (2 titulares e 2 suplentes).

O Conselho de Representantes, formado por um representante eleito de cada sindicato filiado, é estatutariamente definido como órgão maior da entidade. Anualmente, o Conselho se reúne em assembléia geral – ordinária, extraordinária ou eleitoral – como determina o Estatuto, quando são equacionadas e direcionadas as ações da FNO.