18
ABR
2020

Telemedicina na Odontologia

A Federação Nacional dos Odontologistas (FNO) enviou ofício ao CFO solicitando a regulamentação da telemedicina para que os Cirurgiões-Dentistas, assim como os médicos e outros profissionais da área de saúde, passam atuar na orientação, prevenção e promoção da saúde em geral de seus pacientes e da população. 


O ofício ressalta que o PL 697/2020, que trata da telemedicina no decreto nº10.283/2020, exclui totalmente a Odontologia. O documento destaca que os CDs são responsáveis por um dos sistemas mais importantes do corpo humano: o sistema estomatognático (S.E.). 
Ainda ressalta que os Dentistas podem realizar consulta odontológica por meio da telemedicina com a finalidade de diagnóstico e, necessariamente, elaboração de um Plano Preventivo Terapêutica (PPT) para atender às necessidades detectadas. 


Por fim, o documento reforça que os CDs podem e devem acompanhar, apoiar e desenvolver atividades em telemedicina referentes à saúde bucal para que possam aproximar e integrar ações de saúde de forma multidisciplinar e ajudar o país a vencer essa guerra.