23
OUT
2015

A Agência Nacional de Saúde Suplementar concede assento à FNO em Câmaras, Comitês e Grupos Técnicos da Instituição

Bom dia, Caro Filiado.

A Agência Nacional de Saúde Suplementar concede assento à FNO em Câmaras, Comitês e Grupos Técnicos da Instituição

Em resposta à solicitação da Diretoria da Federação Nacional dos Odontologistas (FNO), que entende que existe uma lacuna na composição dos comitês e câmaras da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), em virtude do que preconiza a Constituição Federal, no art. 8º, incisos III e VI, que diz:” cabe ao Sindicato a defesa dos direitos e interesses individuais e coletivos da categoria, inclusive em questões judiciais e administrativas, exigindo como obrigatória a participação dos Sindicatos nas negociações Coletivas”, o Diretor-Presidente da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), José Carlos de Souza Abrahão, apresentou parecer favorável, por meio de ofício, a participação da FNO em diversas mesas de debate da ANS.

Exibindo ans.png
​No Comitê Permanente de Regulação da Atenção à Saúde (COSAÚDE), o Diretor-Presidente da ANS concedeu à Federação Nacional dos Odontologistas a participação como membro. Já na Câmara de Saúde Suplementar, a ANS concedeu a participação da Federação na condição de ouvinte. No Comitê de Padronização das Informações em Saúde Suplementar, no Comitê de Qualidade Setorial e no Grupo Técnico da Contratualização, a Federação Nacional dos Odontologistas participará como membro efetivo.

A Presidente da FNO, Joana Batista Oliveira Lopes, destacou que a presença da FNO nas câmaras, Comitês e grupos de trabalho é para cumprir o que estabelece a Constituição Federal. “A participação da FNO como representante Nacional da força de trabalho dos Cirurgiões Dentistas é uma importante ferramenta para o enfrentamento da grave crise que a Odontologia brasileira atravessa atualmente na saúde suplementar que atinge a maioria dos Cirurgiões-Dentistas do País e expõe os usuários a situações críticas de vulnerabilidade, quanto a um possível comprometimento da qualidade do serviço prestado que vem sofrendo federação nas discussões para aca e apara expandir as pautas da Odontologia na Agência Nacional de Saúde Suplementar”, enfatizou.

A Presidente da FNO também ressaltou que A participação da Federação em diversas mesas de debate da ANS representa uma grande conquista para a Entidade e um avanço para toda a categoria de Cirurgiões-Dentistas.

À disposição,

Diretoria da Federação Nacional dos Odontologistas