18
ABR
2020

FNO pede esclarecimentos ao CFO sobre ação do CFM

A Federação Nacional dos Odontologistas e a Associação Brasileira de Ortodontia Miofuncional (ABROMF) solicitaram esclarecimentos ao CFO acerca de providências a serem adotadas diante da resolução do Conselho Federal de Medicina (CFM) nº 2.270/2020, que praticamente revogou a resolução do CFO nº100/2020. 


Nesta resolução, o CFM define as áreas de atuação do Médico-Cirurgião Crânio-Maxilo-Facial, nova área criada na medicina, restringindo importantes áreas da Odontologia. De acordo com a presidente da FNO, Joana Lopes, a resolução do CFM está colocando determinadas áreas da Odontologia como privadas do médico e, desta forma, interferindo diretamente no livre exercício da profissão do CD, garantido pela Lei Federal 5.081/1966. 
A medida afeta áreas como cirurgia e traumatologia buco-maxilo-facial, estomatologia e armonização Orofacial, próteses buco-maxilo-facial. 


A FNO e a ABROMF aguardam as providências a serem adotadas pelo CFO para que a resolução do CFM não traga prejuízo ao exercício profissional do CD. A presidente da FNO, destaca a luta pela valorização da classe para mudar o entendimento da população, do governo e de outros profissionais de saúde a respeito das verdadeiras atribuições da Odontologia e todas as suas