25
MAR
2021

FNO requer da indústria uma nova tecnologia que substitua todos os equipamentos odontológicos que produzam aerossóis

A Drª Joana Batista Oliveira Lopes, Presidente da Federação Nacional dos Odontologistas -FNO, encaminhou oficio requerendo às empresas e INDUSTRIAS DE EQUIPAMENTOS ODONTOLOGICOS O DESENVOLVIMENTO URGENTE de pesquisa para substituição de todos os equipamentos odontológicos que produzam aerossóis, tais como:  canetas de alta e baixa rotação, aparelhos que gerem aerossóis, a exemplo do jato de bicarbonato e ultrassom entre outros, por uma tecnologia que promova a refrigeração desses equipamentos sem produção de aerossol e que garanta a segurança sanitária a todos os procedimentos inerentes aos cuidados Odontológicos.

A FNO espera contar com a valorosa contribuição das indústrias de equipamentos Odontológicos na luta contra o COVID-19 e por um atendimento Odontológico com todas as garantias de segurança sanitária.

Pois é de conhecimento público que os Cirurgiões Dentistas estão entre os profissionais de saúde com alto risco de contaminação pelo vírus que causa a COVID-19.

A Odontologia representa, neste momento de pandemia pelo novo coronavírus, uma área da saúde essencialmente importante no que se refere ao enfrentamento e combate a essa nova doença infecciosa. Os Cirurgiões Dentistas profissionais de saúde são os que tem contato mais próximo com o complexo oronasal, orofaríngeo do paciente. Além disso, a secreção salivar está diretamente em contato com o profissional, tanto em momentos de atendimento propriamente dito, como na forma de aerossol disseminado no ar do ambiente de trabalho.

Em vista de todos os riscos que esse atendimento possa trazer para a equipe de saúde bucal (cirurgião-dentista, auxiliar de saúde bucal), equipes auxiliares em unidades de saúde ou consultórios (recepcionistas, secretárias, agentes de saúde, etc), os atendimentos eletivos precisam ser retomados para que não se produza o agravamento das patologias do complexo buco maxilo facial com comprometimento da saúde geral da população. Os atendimentos odontológicos precisam voltar à normalidade em virtude dos altos índices de doenças do complexo buco maxilo facial.

“Para um atendimento seguro para os pacientes, do ponto de vista de proteção biológica, e para que se possa ter controle da disseminação desse vírus no ambiente de atendimento odontológico, evitando contaminações dos pacientes e da equipe envolvida. A FNO aguarda providências da indústria de equipamentos Odontológico com acatamento do nosso pleito.

Atenciosamente

Joana Batista Oliveira – CD

Presidente da FNO